Pr. Danyel Pagliarin

Pr. Danyel Pagliarin

Sede Estadual – PR pr.danyelpagliarin@pazevida.org.br

Pr. Ademir Pereira

Pr. Ademir Pereira

Sede Estadual - RN pr.ademirpereira@pazevida.org.br  

Pr. Dionatan Freitas

Pr. Dionatan Freitas

Sede Estadual - GO pr.dionatanfreitas@pazevida.org.br

Pr. Jean Vilela

Pr. Jean Vilela

Sede Estadual – MG pr.jeanvilela@pazevida.org.br

Pr. David Scarinci

Pr. David Scarinci

Sede Estadual – PA   pr.davidscarinci@pazevida.org.br

Pr. Wadson Medeiros

Pr. Wadson Medeiros

Sede Estadual – RS pr.wadsonmedeiros@pazevida.org.br

Pr. Márcio Candido

Pr. Márcio Candido

Sede Estadual – PE pr.marciocandido@pazevida.org.br

Pr. Carlos Pinheiro

Pr. Carlos Pinheiro

Sede Estadual – MA pr.carlospinheiro@pazevida.org.br

Pr. Weslley Santos

Pr. Weslley Santos

Sede Estadual – AL pr.weslleysantos@pazevida.org.br

Pr. Joaquim Neto

Pr. Joaquim Neto

Sede Estadual – CE   pr.joaquimneto@pazevida.org.br  

Pr. Sandro Pinheiro

Pr. Sandro Pinheiro

Sede Estadual - PI pr.sandropinheiro@pazevida.org.br

Pr. Luciano Alves

Pr. Luciano Alves

Sede Estadual – AM pr.luciano@pazevida.org.br

Pr. Delson Campos

Pr. Delson Campos

Sede Estadual – BA   pr.delson@pazevida.org.br

Pr. Fábio Henrique

Pr. Fábio Henrique

Sede Nacional em Portugal pr.fabiohenrique@pazevida.org.br

Pr. Regino Barros

Pr. Regino Barros

Sede Estadual – PB pr.reginobarros@pazevida.org.br

Pr. Marcelo Torres

Pr. Marcelo Torres

Sede Estadual - SE pr.marcelotorres@pazevida.org.br

Pr. Neilton Rocha

Pr. Neilton Rocha

Sede Nacional – SP   pr.neilton@pazevida.org.br  

Pr. Márcio Silva

Pr. Márcio Silva

Sede Distrital – DF   pr.marciodasilva@pazevida.org.br

Pr. Alexandre Teodoro

Pr. Alexandre Teodoro

Sede Estadual – RJ pr.alexandreteodoro@pazevida.org.br

Corrida reduz efeitos de envelhecer e amplia tempo de vida

Corrida auxilia na qualidade de vida, faz chance de morrer por morte súbita cair pela metade e reduz os efeitos naturais de envelhecer

É possível retardar o envelhecimento graças à prática da corrida. Ao menos, foi isso que apontou um estudo feito pela Universidade de Stanford, nos EUA. Nele, praticantes regulares dessa modalidade foram acompanhados por mais de 20 anos e comprovaram essa tese.

Os pesquisadores acompanharam 500 atletas, todos acima de 50 anos de idade. Os mais idosos apresentaram menos complicações de saúde, uma expectativa de vida maior e 50% menos chance de falecer de morte súbita do que os não corredores.

“A pesquisa tem uma mensagem pró-exercício. Se você tiver que escolher uma coisa para torná-lo mais saudável à medida que envelhece, que seja o exercício aeróbio como a corrida”, disse James Fries, autor do trabalho.

No começo do estudo, os atletas corriam em média quatro horas por semana. 21 anos depois, o tempo de corrida havia caído para 76 minutos semanais. Ainda assim, eles se mantinham mais saudáveis e com os efeitos do envelhecimento reduzidos em relação aos não-atletas.

Eficiência aumenta com envelhecimento

Pessoas da terceira idade ainda se mostraram mais eficientes no sistema de fornecimento de oxigênio (VO2 max). Ou seja, como o desempenho aeróbio também depende da eficiência com que ele é utilizado, eles podem praticar essa atividade sempre que possível. Os anos de treinamento ainda contribuem para o aumento dessa eficácia.

Mas vá com calma! É preciso já ter passado por um programa de fortalecimento, e essa nova fase de treinos deve preferencialmente ser orientada e supervisionada por um profissional qualificado. De qualquer modo, fica a dica.

Não será possível entrar na máquina do tempo, mas mesmo quem começar a praticar a corrida tardiamente aproveitará dos benefícios e diminuirá os efeitos do envelhecimento. O desempenho ainda pode ser competitivo, desde que comparado em sua faixa etária, principalmente ao fazer nos treinos o que aqueles que acreditam estar “muito velhos para isso” não fazem.

Fonte: ifestyle.r7

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