Pr. Wesley Santos

Pr. Wesley Santos

Sede Estadual – PR pr.weslleysantos@pazevida.org.br

Pr. Delson Campos

Pr. Delson Campos

Sede Estadual – BA   pr.delson@pazevida.org.br

Pr. Carlos Pinheiro

Pr. Carlos Pinheiro

Sede Estadual – AL pr.carlospinheiro@pazevida.org.br

Pr. Danyel Pagliarin

Pr. Danyel Pagliarin

Sede Estadual – RJ pr.danyelpagliarin@pazevida.org.br

Pr. Raphael Batista

Pr. Raphael Batista

Sede Estadual – RS pr.raphaelbatista@pazevida.org.br

Pr. Dionatan Freitas

Pr. Dionatan Freitas

Sede Estadual - GO pr.dionatanfreitas@pazevida.org.br

Pr. Emerson Stevanelli

Pr. Emerson Stevanelli

Sede Estadual – PB pr.emerson@pazevida.org.br

Pr. Danilo Queiroz

Pr. Danilo Queiroz

Sede Estadual – CE   pr.daniloqueiroz@pazevida.org.br  

Pr. William Alves

Pr. William Alves

Sede Estadual – PA pr.williamalves@pazevida.org.br

Pr. Márcio Silva

Pr. Márcio Silva

Sede Estadual - PI pr.marciodasilva@pazevida.org.br

Pr. Fábio Henrique

Pr. Fábio Henrique

Sede Nacional em Portugal pr.fabiohenrique@pazevida.org.br

Pr. Gilvan Gomes

Pr. Gilvan Gomes

Sede Estadual - SE pr.gilvamgomes@pazevida.org.br

Pr. Regino Barros

Pr. Regino Barros

Sede Estadual – PE pr.reginobarros@pazevida.org.br

Pr. Ademir Pereira

Pr. Ademir Pereira

Sede Estadual - RN pr.ademirpereira@pazevida.org.br  

Pr. Joaquim Neto

Pr. Joaquim Neto

Sede Estadual – MG pr.joaquimneto@pazevida.org.br

Pr. Leonardo Pinheiro

Pr. Leonardo Pinheiro

Sede Estadual – MA pr.leonardopinheiro@pazevida.org.br

Pr. Neilton Rocha

Pr. Neilton Rocha

Sede Internacional – SP   pr.neilton@pazevida.org.br  

Pr. Luciano Alves

Pr. Luciano Alves

Sede Estadual – AM pr.luciano@pazevida.org.br

Pr. Sandro Pinheiro

Pr. Sandro Pinheiro

Sede Distrital – DF   pr.sandropinheiro@pazevida.org.br

A Unção de Samá

“E depois dele Samá, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram numa multidão, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas, e o povo fugira de diante dos filisteus. Este, pois, se pôs no meio daquele pedaço de terra, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o SENHOR efetuou um grande livramento (II Sm 23:11-12)”.

 

A história nos conta que os filisteus se reuniram para a Batalha em Leí, onde havia uma lavoura de lentilhas. A Palavra de Deus mostra que esse povo filisteu perseguia o povo de Deus. Israel com medo fugiu dos filisteus, abandonando a terra onde havia a sua plantação de lentilhas. Mas, Samá, com total destemor, colocou-se de pé no meio da plantação e a defendeu com coragem e fé, derrotando os filisteus.

A atitude de Samá agradou a Deus, que honrou a sua determinação de valorizar e defender o que Deus havia dado ao seu povo e assim, através desse valente, Samá, Deus operou um grande livramento (II Sm 23:12b). Também nos mostra que não só devemos tomar posse do que Deus nos dá, mas também defender dos inimigos. A unção de Samá pode ser equiparada com a unção de Sansão no relato de Jz 15:14-19, quando Deus havia dado grande vitória a Sansão, naquela mesma região, operando por ele o livramento dos filisteus.

Está escrito: Levanta-te e resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti” (Is 60:1, grifo nosso). É vontade de Deus que estejamos sempre de pé. Deus deu essa ordem para vários de seus servos:

  • Para o profeta Ezequiel, Deus disse: “Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo” (Ez 2:1);
  • Ao profeta Miquéias, o Senhor disse: “Levantai-vos e andai, porque não será aqui o vosso descanso” (Miquéias 2:10, grifo nosso);
  • Ao profeta Elias, o Senhor disse: “Levanta-te e come, porque mui comprido será o teu caminho” (I Rs 19:7b, grifo nosso);
  • “Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas as coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem (Lc 21:36). Então, o segredo é permanecer de pé.

A segunda ordem de Is 60:1 (grifo nosso) é: “... resplandecer...”. Significa que o nosso Deus deseja que a nossa luz brilhe diante dos homens (Mt 5:16). Por quê? Exatamente porque o nosso Senhor Jesus Cristo nos elegeu como luz do mundo e sal da terra (Mt 5:13-14).

Samá ficou de pé no meio da plantação em confiança total ao Deus a quem servia como um dos valentes do rei Davi. E mais uma vez, vemos que Deus não trabalha, nem ajuda covardes, mas sim ao que se dispõe com coragem e destemor a enfrentar as adversidades da vida.

O cristão deve viver pela fé, e a fé aumenta com a compreensão da Palavra de Deus, especialmente quando se coloca em prática o princípio da mente renovada. O que é esse princípio? É o princípio que promove pela Palavra, a renovação da mente do cristão, para que cada um possa experimentar qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12:2b), em todos os momentos da vida cristã.

Vejamos: se o cristão deseja conhecer a vontade de Deus para a sua vida, de acordo com o princípio da mente renovada, considere: “Por que Jesus veio?”. Ele veio “buscar e salvar o perdido” (Lc 19:10). Então, qual é a maior experiência de sua vida? Se você é cristão, sua resposta será: Conhecer a Cristo como Único, Suficiente, Exclusivo e Eterno Salvador e Senhor. Então salvo, qual a maior atitude que você pode tomar para agradar ao seu Senhor e Salvador? É Levar as outras pessoas a Cristo para receber a mesma salvação que você já possui. Essa é a vontade de Deus para a vida de todos que já são de Cristo.

Os cristãos não precisam viver em pobreza espiritual. Há milhares de promessas na Palavra de Deus para todo cristão que se disponha a recebê-las. Essas promessas incluem: certeza do amor de Deus (Jo 3:16); Vida Eterna (Rm 6:23b); perdão do pecado (I Jo 1:9); provisões materiais (Fp 4:19); firmeza em seus passos (Sl 37:23); oração eficaz (João 15:7); promessa de vida abundante (Jo 10:10); livramento da tentação (I Co 10:13); vitória sobre o medo (I João 4:18); e milhares de outras. Em João 14:26 e 16:13 Jesus promete que o Espírito de Deus - Parakletos - ensina todas as coisas, guia em toda a verdade e capacita todo cristão submisso para o serviço ao seu Senhor Jesus Cristo.

Por Valdely Cardoso Brito

bannerMemorial

Dom. dia 25/08, às 18h Reunião da Família         SEDE NACIONAL             Av. Cruzeiro do Sul, 1965 - Santana - São Paulo - SP