Pr. Alexandre Teodoro

Pr. Alexandre Teodoro

Sede Estadual – RJ pr.alexandreteodoro@pazevida.org.br

Pr. Wadson Medeiros

Pr. Wadson Medeiros

Sede Estadual – RS pr.wadsonmedeiros@pazevida.org.br

Pr. Joaquim Neto

Pr. Joaquim Neto

Sede Estadual – CE   pr.joaquimneto@pazevida.org.br  

Pr. Fábio Henrique

Pr. Fábio Henrique

Sede Nacional em Portugal pr.fabiohenrique@pazevida.org.br

Pr. Márcio Silva

Pr. Márcio Silva

Sede Distrital – DF   pr.marciodasilva@pazevida.org.br

Pr. Neilton Rocha

Pr. Neilton Rocha

Sede Nacional – SP   pr.neilton@pazevida.org.br  

Pr. Sandro Pinheiro

Pr. Sandro Pinheiro

Sede Estadual - PI pr.sandropinheiro@pazevida.org.br

Pr. Luciano Alves

Pr. Luciano Alves

Sede Estadual – AM pr.luciano@pazevida.org.br

Pr. Dionatan Freitas

Pr. Dionatan Freitas

Sede Estadual - GO pr.dionatanfreitas@pazevida.org.br

Pr. Weslley Santos

Pr. Weslley Santos

Sede Estadual – AL pr.weslleysantos@pazevida.org.br

Pr. Jean Vilela

Pr. Jean Vilela

Sede Estadual – MG pr.jeanvilela@pazevida.org.br

Pr. Danyel Pagliarin

Pr. Danyel Pagliarin

Sede Estadual – PR pr.danyelpagliarin@pazevida.org.br

Pr. David Scarinci

Pr. David Scarinci

Sede Estadual – PA   pr.davidscarinci@pazevida.org.br

Pr. Delson Campos

Pr. Delson Campos

Sede Estadual – BA   pr.delson@pazevida.org.br

Pr. Márcio Candido

Pr. Márcio Candido

Sede Estadual – PE pr.marciocandido@pazevida.org.br

Pr. Ademir Pereira

Pr. Ademir Pereira

Sede Estadual - RN pr.ademirpereira@pazevida.org.br  

Pr. Regino Barros

Pr. Regino Barros

Sede Estadual – PB pr.reginobarros@pazevida.org.br

Pr. Carlos Pinheiro

Pr. Carlos Pinheiro

Sede Estadual – MA pr.carlospinheiro@pazevida.org.br

Pr. Marcelo Torres

Pr. Marcelo Torres

Sede Estadual - SE pr.marcelotorres@pazevida.org.br

Vitamina D: é possível adquirir somente pela alimentação?

A melhor forma de adquirir vitamina D ainda é a exposição aos raios solares, mas com a alimentação adequada também é possível.

A exposição aos raios solares durante alguns minutos por dia continua sendo a melhor forma de adquirir vitamina D, já que o corpo se encarrega de produzir esse nutriente. No entanto, muita gente se esquece de tomar um solzinho ou não tem tempo disponível para isso durante a semana. Assim, a melhor forma é complementar por meio da alimentação, consumindo bacalhau, salmão, leite e gema de ovo, frutos do mar, ovos, leite e derivados.

“A vitamina D é produzida na pele pelos raios ultravioleta do sol e, então, é transformada, após passar pelo fígado e pelo rim, em hormônio D, sua forma ativa. É ele que se liga a vários receptores na maioria das células do organismo”, esclarece Maria Fernanda Barca, doutora em endocrinologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e da Sociedade Europeia de Endocrinologia (SEE).

E, por isso, a necessidade de tomar um banho de sol aumenta. A vitamina D contém muitas vantagens para o nosso corpo, como conta o nutricionista Nelson Justino, professor do curso de Nutrição do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê.

“A vitamina D está relacionada com a redução da inflamação no organismo e prevenção de algumas doenças, como câncer, diabetes, hipertensão e obesidade”, informa. Além disso, junto com o cálcio e o fósforo, a vitamina forma um trio fundamental para preservar a saúde dos ossos e dentes.

A quantidade indicada do nutriente varia conforme idade, sexo e estado fisiológico de cada um, como atletas ou grávidas e lactantes. “Mas, de modo geral, é interessante que a quantidade seja em torno de 600 a 1000 Ui (unidades internacionais) por dia”, indica Nelson. 

Quando não é possível obter a vitamina da alimentação ou pela exposição solar, o médico ou nutricionista pode recomendar suplementação.

Fonte: lifestyle.r7

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